News

Professora Elvira Fortunato, subcoordenadora do i3N, foi galardoada com a Medalha de Mérito Científico 2024, atribuída pela Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Madalena Alves, durante o Encontro Ciência, que decorreu entre os dias 3 e 5 de julho, no Porto.

10-07-2024

A 4 de Julho, na cidade chinesa de Hefei, foi inaugurado o estabelecimento de um laboratório comum entre a China e a Europa, na área da eletrónica flexível, e assinado um Memorando de Entendimento entre a NOVA FCT, o HFIPS-CAS e a Academia Europeia das Ciências (EURASC), na presença do diretor da NOVA FCT, Professor José Júlio Alferes.
Esta iniciativa integra também notáveis cientistas europeus, como membros da sua comissão de acolhimento e apoiada por ilustres prémios Nobel, como o professor Jean Marie Lehn, que integra ambas as academias.
09-07-2024

Os Professores Rodrigo Martins e Elvira Fortunato, coordenador e subcoordenadora do i3N, foram distinguidos pela Academia Chinesa de Ciências (CAS), numa cerimónia que decorreu no dia 4 de julho, na cidade chinesa de Hefei. O Professor Rodrigo Martins foi selecionado Cientista Distinguido pelo PIFI (President International Fellow Initiative) da CAS, a maior distinção dada a membros estrangeiros da Academia, iniciada em 2009 e só atribuída até hoje a 5000 cientistas, a nível mundial. Clique aqui para saber mais.
08-07-2024

O CENIMAT | i3N recebeu, no passado dia 28 de junho, a visita da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos.
O encontro focou-se no fortalecimento da cooperação entre Brasil e Portugal, na promoção da investigação sustentável e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, que potenciem a qualidade de vida das populações.
03-07-2024
No passado dia 1 de junho, a Associação de Estudantes da NOVA FCT revelou os resultados do FCT Awards 2024. O Professor João Pedro Oliveira foi novamente eleito Professor do Ano do DCM|NOVA FCT.
O intuito desta iniciativa, organizada pela AEFCT, é reconhecer e valorizar os professores que se distinguiram pelo seu empenho e dedicação durante ano letivo de 2023/24. Premia também o Núcleo do Ano, celebrando o seu compromisso e contribuição para a Comunidade da NOVA FCT.
05-06-2024
O CENIMAT|i3N e o DCM convidam os estudantes do ensino secundário do 9º ao 12º ano a participar nos estágios do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação de Jovens nas Férias 2024. Estes estágios proporcionam uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica, e decorrem, este ano, na semana de 15 a 19 de Julho de 2024. As inscrições abrem já no dia 4 de Junho no site do Ciência Viva.
27-05-2024
O Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Tavares, por ocasião da Aula Aberta sobre Cultura Financeira dada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa visitou ontem o CENIMAT|i3N, incluindo o recentemente inaugurado NANOVA | Laboratório de Nanocaracterização Avançada (microscopia electrónica de transmissão de elevada resolução).
23-05-2024
Elvira Fortunato, professora no Departamento de Ciência dos Materiais e investigadora do Cenimat, voltou a ser considerada ‘Personalidade de Confiança’ na área da Investigação e Ciência, pelos leitores da Selecções do Readers Digest.
A professora e investigadora acompanha nomes como Marcelo Rebelo de Sousa (Política), Ruy de Carvalho (Ator) e Eduardo Barroso (Médico). Conheça todos os vencedores aqui.
13-05-2024
Due to the outstanding achievements as a researcher, the Academia Europaea invited Professor Rodrigo Martins to become a member.
Following the recommendation of the appropriate Academic Section and a peer review by the relevant Class Committee, the Board of trustees has been pleased to confirm the election.
Academia Europaea: https://www.ae-info.org/
11-04-2024
O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros deliberou criar os "Prémios Nacionais Ordem dos Engenheiros”, iniciativa que tem por objetivo reconhecer publicamente Engenheiros de excelência e o Ensino desta área do conhecimento, promovendo o papel da Engenharia na sociedade, no seu progresso e bem-estar, bem como incrementar a notoriedade externa da profissão.
22-03-2024
O novo laboratório do CENIMAT, que presta homenagem ao antigo Diretor da NOVA FCT, Professor Fernando Santana, foi inaugurado no passado dia 15 de Março, com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
18-03-2024
O projeto JUMP INTO SPACE (Flexible Lightweight Multi-junction Solar Cells and Modules with Enhanced Performance for Efficient Light Harvesting in Outer Space) irá desenvolver uma nova geração de dispositivos fotovoltaicos flexíveis, facilmente escaláveis e de elevada densidade de potência para aplicações aeroespaciais. A participação no projeto será coordenada pelo Professor Hugo Águas docente do Departamento de Ciência dos Materiais e Investigador do CENIMAT.
13-03-2024