Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “Multifunctional Digital Materials Platform for Smart Integrated Applications” – DIGISMART/UNL, referência ERC-2017-ADG-787410, financiado por fundos comunitários, nas seguintes condições:
Área Científica: Engenharia e Ciência dos Materiais ou áreas afins
Requisitos de admissão: A bolsa destina-se a um Mestre com formação na área das Engenharia de Materiais, Nanomateriais e Nanotecnologias, Biomédica ou áreas afins, devendo estar inscritos num programa doutoral. Devem os documentos comprovativos desta situação ser apresentados, no máximo, até à fase de contratualização da bolsa, podendo antes disso ser substituídos por declaração de honra. Dá-se preferência a candidatos com experiência no processamento de nanomateriais, caracterização elétrica, estrutural, química e ótica de materiais e dispositivos. O candidato terá de possuir um nível avançado de comunicação em língua inglesa, falado e escrito.
Plano de trabalhos: A atividade do Bolseiro deverá incidir no fabrico de nanoestruturas e nanopartículas de óxidos metálicos e metais através de síntese química assistida por técnicas laser e respetiva caracterização de forma a serem utilizadas no fabrico de transístores, memórias e células electrocrómicas.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei nº 202/2012 de 27 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de outubro, pela Lei n.º 12/2013 de 29 de janeiro, pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor. (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nos laboratórios do CENIMAT|i3N da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professora Doutora Elvira Fortunato.
Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 8 meses, eventualmente renovável. A bolsa não poderá ultrapassar o limite máximo da duração do projeto e/ou da legislação aplicável.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O valor da bolsa corresponde a 1.064,00€, sendo pago por transferência bancária, e acrescido de seguro social voluntário.
Métodos de seleção: A avaliação terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros de análise curricular (AC) 30%, Adequação do perfil do candidato à natureza do plano de trabalhos (AP) 20% e a entrevista (50%). Apenas os cinco concorrentes que obtenham as cinco melhores notas na avaliação curricular passarão à entrevista.
Composição do Painel de Avaliação:
Presidente do Júri – Professora Doutora Elvira Fortunato
1º Vogais Efetivos – Professor Doutor Rodrigo Martins
2º Vogais Efetivos – Professor Doutor Pedro Barquinha
1º Vogais Suplentes – Professor Doutor Rui Igreja
2º Vogais Suplentes – Professor Doutor Hugo Águas
Nº Vagas: 1
Forma de publicitação/notificação dos resultados/reclamação e recurso: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do CENIMAT, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.
O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá manifestar por escrito a intenção de aceitação da bolsa. Em caso de não aceitação, a bolsa será atribuída ao candidato por ordem de seriação final.
Da decisão final pode ser interposta reclamação, no prazo de 10 dias úteis, dirigida ao Presidente do Júri. Os interessados poderão ainda apresentar recurso hierárquico facultativo, dirigido ao Reitor.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: De 30 de março a 10 de abril de 2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, através do envio de carta de candidatura acompanhada de Curriculum Vitae e certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos.
A documentação deve ser remetida para o endereço de correio eletrónico div.rh.recrutamento@unl.pt e cenimat.secretariado@fct.unl.pt, indicando no assunto a referência:
DIGISMART/UNL-BI-03-Nome do candidato
Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Universidade NOVA de Lisboa, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.