Bolseiro de investigação (BI) Mestre, uma vaga Referência “BI-Mestre – 25 - FLINGO (M.ERA-NET/0005/2015)”

Bolseiro de investigação (BI) Mestre, uma vaga

Referência “BI-Mestre – 25 - FLINGO (M.ERA-NET/0005/2015)”

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre no âmbito do projecto FLINGO - Functional inorganic layers for next generation optical devices" Ref. M.ERA-NET/0005/2015, com o apoio financeiro da componente do Orçamento de Estado da FCT/MCTES, nas seguintes condições:

1.    Área Científica: Ciência e Engenharia dos Materiais, Micro e Nanotecnologias, Tecnologias de Processamento de Materiais

2.    Requisitos de admissão: Mestrados em Engenharia dos Materiais; Micro e Nanotecnologias, Química Aplicada, e afins, com média superior a 15 valores. São elementos de valorização, a experiência em processamento de Materiais à micro e nano escala, por via química, nomeadamente a tecnologia de spray pirólise. É igualmente necessária uma carta de motivação para a candidatura e bom domínio da língua inglesa.

3.    Plano de trabalhos: A atividade do bolseiro consistirá na optimização de parâmetros de processamento de óxidos condutores pela tecnologia de spray pirólise, caracterização dos filmes e sua optimização, sendo a atividade repartida entre a unidade de processamento instalada no DCM e as facilidades de caracterização existentes no CENIMAT e CEMOP. O bolseiro dará também suporte à integração dos óxidos desenvolvidos em dispositivos óticos e sua caracterização, de acordo com o plano de trabalhos do projeto FLINGO.

4.     Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto‐lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto‐Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor:
    http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf

5.    Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Excelência em Microelectrónica, Optoelectrónica e Processos do Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias (CEMOP), sob a coordenação científica do Professor Rodrigo Martins (PI) e a orientação científica dos Professores Elvira Fortunato e Luís Pereira.

6.    Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Abril de 2017. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado durante a vigência do financiamento.

7.    Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa é de 980,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País  (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

8.    Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será efectuada pelo júri, com base na análise do Curriculum Vitae e sua adequação para as tarefas propostas. A avaliação curricular valerá 50% da nota final, os elementos de valorização suplementar 20%, a carta de motivação 10% e a entrevista aos candidatos que o júri considere relevantes 20%.

9.    Composição do Júri de Seleção:
Presidente do Júri: Professor Rodrigo Martins
Vogais efetivos: Professora Elvira Fortunato e Professor Luís Pereira.
Vogais suplentes: Professor Hugo Águas e Professor Pedro Barquinha

10.    Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do CENIMAT|I3N, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

11.    Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 23 de Fevereiro a 08 de Março de 2017.

As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio electrónico, obrigatoriamente com a indicação, no assunto do e‐mail, da referência “BI-Mestre-25- FLINGO (M.ERA-NET/0005/2015)”, para cenimat.secretariado@fct.unl.pt, dentro do prazo limite para a respectiva apresentação. A candidatura deverá ser obrigatoriamente instruída com os seguintes documentos:  
a) Carta de Motivação;
b) Curriculum Vitae detalhado do Candidato;
c) Certificado de habilitações, com média final;
d) Fotocópia de documento de identificação com fotografia.
Informa‐se que as candidaturas com processos incompletos serão liminarmente excluídas do concurso.

Para mais informações os candidatos poderão contactar a Professora Elvira Fortunato e Professor Luís pereira, através do e-mail: emf@fct.unl.pt e lmnp@fct.unl.pt