Bolsas de Integração na Investigação (BII)

O CENIMAT aceita candidaturas para Bolsas de Integração na Investigação (BII) dirigida a alunos do 1º, 2º e 3º ano das seguintes Licenciaturas: Engenharia de Materiais, Física, Biomédica, Restauro, Civil, Electrónica, Bio-/Química, e áreas afim para integração em projectos do CENIMAT nomeadamente nos seguintes projectos:

 

PR-01

Preparação metalográfica e caracterização microestrutural de materiais metálicos.

Apoiar trabalhos metalográficos e observações metalográficas que decorrem no âmbito do trabalho de investigação do grupo. Nomeadamente, quanto ao estudo de ligas de cobre arqueológicas (3 doutoramentos em curso), ligas de ouro, preparação de amostras para aulas, ajuda em prestação de serviços de MO e SEM-EDS (por exemplo, para avançar com a colaboração com a Tyco), caracterização microestrutural em ligas NiTi tratatas termicamente, entre outros.

Orientadores: Rui Silva, F. M. Braz Fernandes

 

PR-02

Reciclagem de resíduos sólidos minerais - utilização no desenvolvimento de novos materiais cerâmicos.

Estes resíduos, quer de origem industrial (ex. cinzas de centrais térmicas a carvão) quer de origem municipal (ex. escórias da incineração de resíduos sólidos municipais) são utilizados como matérias-primas alternativas na produção de materiais cerâmicos que, pelas suas características, podem ser aplicados em construção civil.

Orientadora: Regina Monteiro.

 

PR-03

Compósitos com gradiente funcional de propriedades

Materiais compósitos (i.e., associações de dois ou mais materiais distintos) cujas propriedades exibidas, ao invés de serem constantes, variam de modo controlado de ponto para ponto da peça, de um modo optimizado face às características de utilização.

Orientador: Alexandre Velhinho.

 

PR-04

Compósitos inteligentes

Desenvolvimento de compósitos baseados em reforços de ligas Ni-Ti com capacidade de funcionarem como sensores/actuadores, bem como em sistemas de absorção de energia.

Oreintadores: F. M. Braz Fernandes, Alexandre Velhinho.

 

PR-05

Reciclagem mecânica e piro- bio- hidro- electro-metalúrgica.

O bolseiro integrará os trabalhos de investigação em curso no âmbito da reciclagem de metais recorrendo a diversos processos metalúrgicos existentes nos laboratórios do DCM e CENIMAT incluindo também a respectiva caracterização química por Fluorescência de Raios-X.

Oreintador: João Pedro Veiga e Margarida Rolim.

 

PR-06

Estudo da acumulação de carga eléctrica em sistemas micro-electro-mecânicos (MEMS)

Os sistemas micro-electro-mecânicos de rádio frequência (radio frequency micro-electro-mechanical systems-RF MEMS) fazem do grande mercado das comunicações sem fios e das aplicações aeroespaciais e militares. Contudo estes dispositivos (habitualmente comutadores) são instáveis devido a cargas eléctricas parasíticas. Cargas eléctricas remanescentes alteram a tensão eléctrica e originam uma variação das tensões de fecho e abertura acabando o comutador por deixar de funcionar. Recentemente foi proposto um método que permite determinar o sinal e valor da carga injectada/extraída numa interface entre um metal e um dieléctrico. Este método será aplicado ao estudo da transferência de carga para um comutador capacitivo, usando metais com diferentes funções de trabalho e diversos materiais dieléctricos.

Orientadores: Carmo Lança/Eugen Neagu

 

PR-07

Desenvolvimento e estudo de um novo material reciclado (compósito cortiça/TetraPak®/parafina) e possíveis aplicações.

Com o objectivo de obter um material com propriedades mecânicas e eléctricas que possa ser usado como sensor inteligente, um compósito é produzido a partir da reciclagem de material de cortiça e dos contentores de TetraPak®. O aluno será integrado num trabalho que já se encontra em curso.

Orientadores: Carmo Lança/J. Marat-Mendes

 

PR-08

Desenvolvimento e teste de um sistema de medida para determinação do perfil da carga eléctrica em polietileno envelhecido com arborescências de água (water trees).

As water trees resultam do envelhecimento eléctrico do PE usado nos cabos eléctricos de média e alta tensão e podem levar à ruptura dieléctrica do cabo. O conhecimento da distribuição de carga eléctrica nestas estruturas pode ajudar a prever melhor o surgimento de falhas no cabo.

Orientadora: Carmo Lança

 

PR-09

Produção e caracterização de células solares.

O Bolseiro será integrado nos trabalhos em curso na área da produção de células de Si amorfo/microcristalino e respectiva caracterização e ainda nos trabalhos a realizar no âmbito de um projecto com a Solar Plus, referente ao estudo das células solares de filme fino por eles produzidas.

Orientador: Isabel Ferreira

 

PR-10

Sensores de ADN

O bolseiro irá integrar os trabalhos de investigação conducentes ao desenvolvimento de um sensor para a detecção de ADN. O trabalho consiste na produção e caracterização electro-óptica do sensor, nos processos de produção o aluno terá contacto com as tecnologias de PECVD (produção de uma junção pin), metalização por canhão de electrões e produção de contactos transparentes e condutores por pulverização catódica, com várias etapa de fotolitografia durante a realização do dispositivo final. Na parte da caracterização serão utilizadas técnicas como resposta espectral; característica I-V; espectroscopias do visível e infravermelho; elipsometria espectroscópica, perfilometria, entre outras.

Orientador: Rodrigo Martins

 

PR-11

Óxidos e TFTs transparentes tipo p

O bolseiro irá participar na deposição de materiais óxidos semicondutores tipo p assim como a sua aplicação em transístores de filme fino tipo p. Para além da produção em que se recorrerá a tecnologias de filmes finos e microelectrónica irá também fazer a

caracterização dos materiais e dispositivos produzidos utilizando as técnicas existentes no laboratório.

Orientador: Elvira Fortunato

 

PR-12

Desenvolvimento de um chip com canais de micro-fluidica para testes bio adesão de células.

Pretende-se que o aluno se integre na investigação realizada no CENIMAT no âmbito das técnicas de construção de canais de micro-fluidica, para o desenvolvimento de um bio-chip, para estudo de fluidos bi0lógicos.

O trabalho consiste no estudo de técnicas de imobilização das células. Este trabalho é muito aplicado e experimental, podendo originar a publicação de artigos científicos. É especialmente vocacionado para quem gosta de investigação aplicada!

Orientador: Hugo Águas

 

PR-13

Reologia de sistemas poliméricos e mesomorfos

O bolseiro começará por fazer um estudo introdutório relativamente à ciência que é a reologia, sua importância, conceitos e relações, estudo este que envolverá uma parte teórica e aplicação prática através de medidas de sistemas simples, capazes de ilustrar os principais tipos de comportamento reológico (fluidos newtoneanos e não newtoneanos, com especial ênfase nos polímeros). Numa segunda fase o trabalho experimental incidirá sobre sistemas de maior complexidade (tais como materiais mesomorfos ou compósitos de matriz polimérica) e articular-se-á com trabalhos de investigação em curso.

Orientador: Teresa Cidade

 

PR-14

Produção e caracterização de fibras poliméricas obtidas a partir de polissacarídeos

O bolseiro começará por fazer um estudo introdutório relativamente à técnica de electrofiação, que será usada para a obtenção das fibras (submicrométricas e nanométricas). Numa segunda fase o trabalho experimental incidirá sobre a produção das fibras propriamente ditas, que serão produzidas a partir de celulose e/ou quitina/quitosano. Este trabalho articular-se-á com trabalhos de investigação em curso.

Orientador: João Paulo Borges

 

PR-15

Estudo e caracterização de Sensores Electro-ópticos obtidos a partir de Sistemas Líquidos Cristalinos

O trabalho a desenvolver pelo aluno compreende três tarefas fundamentais. A primeira tarefa implica o estudo de sistemas líquidos cristalinos e das suas principais aplicações. Durante a segunda tarefa o aluno aprenderá a obter sistemas líquidos cristalinos e a caracterizá-los. A terceira tarefa implica a construção de um sensor electro-óptico a partir dos materiais estudados e preparados anteriormente.

Orientador: Maria Helena Figueiredo Godinho

 

PR-16

Estudo e caracterização de filmes de TiO2 e suas ligas depositado por pulverização catódica

O trabalho a desenvolver consiste na produção de filmes finos de TiO2 por pulverização catódica tendo em vista a aplicação destes em dielectricos para transistores de film fino ou com materiail semicondutor em células solares, sensores e outors dispositivos.

Orientador: Luís Pereira

Os interessados devem enviar CV (incluir descrição das disciplinas realizadas com a respectiva nota) para sec-cenimat@fct.un.pt com cc a imf@fct.unl.pt devendo referir como assunto: candidatura a bolsa BII09. Os candidatos devem formalizar a sua candidatura através de carta de motivação indicando por ordem decrescente de preferência o projecto que gostariam de integrar.

A selecção será feita com base no mérito do candidato e no desempenho escolar. A candidatura decorrerá entre 5 de Junho e 25 de Junho de 2009. Os resultados da selecção serão divulgação a 30 de Junho de 2009. A bolsa terá início a 1 de Setembro de 2009 com duração de 12 meses. O montante da bolsa é de 140€ mensais com plano de trabalho e horário a definir pelo Orientador (compatível com a carga lectiva do aluno).

 

Para mais informação à cerca das bolsas BII consultar:

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/concursos/BII.phtml.pt